domingo, 6 de agosto de 2017

Tavapensandoaqui que Amélia decidiu trabalhar

#tavapensandoaqui que Amélia decidiu trabalhar. 
Com diploma do ensino superior na mão, falando três línguas estrangeiras, Amélia foi até o local onde estavam solicitando “Vagas para auxiliar de entregas no exterior: desejável falar três línguas, ter boa aparência, disposição, disponibilidade para trabalhar finais de semana e diploma do ensino superior. A empresa oferece transporte e refeições”. 
O local da seleção estava repleto de gente e ela seguiu a fila que fazia um “U” até se posicionar no terceiro quarteirão. Assustou-se com a rapidez com que a fila se movimentava e em poucos minutos estava na rua onde podia ver a entrada da casa onde se fazia a seleção. Pessoas entravam com a mesma velocidade que saíam e ela logo chegou ao portão onde respondeu às perguntas do segurança em três línguas diferentes. Quem não respondia era descartado na porta. Admitida no recinto, ela dedicou alguns minutos ao preenchimento da ficha de número 287 onde algumas perguntas tinham que ser respondidas nas três línguas que a pessoa dominava. Ela era de classe média, sua fluência nas línguas Italiana, Inglês e Frances vinham da família Italiana onde ela nasceu e da adolescência no Canadá onde as línguas Francesas e Inglesas são obrigatórias para se virar por lá. 
Terminada a ficha aguardou sua vez e fez a entrevista. O cargo era de “Auxiliar de entregas no exterior” e ela ficou feliz quando disseram que ela estava apta para a vaga. Dia seguinte se apresentou trajando roupa confortável, como foi recomendada pela empresa, pois ela seria treinada para exercer a função. A empresa fornecia transporte e refeição e ao se apresentar para o trabalho foi levada junto com outras pessoas para o transporte que a levaria para o local do trabalho. 
O motorista levou-a até o pátio onde lhe aguardava uma Besta, aquela Van para nove passageiros. Recebeu uma mochila e um avental verde e azul. Sentou-se junto aos demais e abriu a mochila que dentro tinha uma boa quantidade de panfletos do ultimo lançamento imobiliário de um bairro nobre. No fundo da mochila um pequeno pacote embrulhado em papel alumínio trazia o lanche que ela poderia comer em quinze minutos do intervalo, conforme lhe avisaram. Ela arguiu ao chefe: “Vamos entregar panfletos nos cruzamentos da cidade?” ao que o chefe respondeu: “Sim, um trabalho bem puxado, faça chuva ou faça sol, fins de semana, estaremos sempre alertas!”. Ela retrucou: “Mas para que falar três línguas e tudo o mais?”. O chefe respondeu: “Porque somos uma cidade turística e temos que estar preparados para atender pessoas do mundo todo. Vai que eles tenham dúvidas e perguntem alguma coisa para nós?”. 
E assim Amélia começou a trabalhar. Pois é. 
As vagas disponíveis atualmente para executar funções básicas, exigem que você tenha formação “genérica e específica” em diversas ferramentas, diploma superior ou superior ao superior, conheça vários idiomas, tenha horário flexível, condução própria, garra, energia, boa comunicação, boa aparência, disponibilidade para viagens, trabalho em equipe, espírito empreendedor e muito mais. Velhos, negros, gays, gordos ou feios serão descartados sem que isso seja feito de forma clara, pois o patrulhamento do politicamente correto estará atuante. Quando você vê a remuneração oferecida de até três salários mínimos, percebe que estão lhe fazendo de besta. Não tem como escapar. Certo estava Ariano Suassuna quando disse: “É tanta qualidade que exigem para dar emprego que não conheço um patrão com condições de ser empregado”. Tava pensando aqui...

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe. Curta essa página do Facebook - Tavapensandoaqui - com as minhas crônicas e compartilhe também! Compre meu livro pela internet (também em e-Book). Ajude a divulgar o meu trabalho. Um beijo do magro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário