terça-feira, 15 de novembro de 2016

Tavapensandoaqui na opinião de quem não assiste e opina mesmo assim

Tavapensandoaqui na opinião de quem não assiste e opina mesmo assim. Quem nunca emitiu uma opinião sem saber nada sobre o assunto? Todo mundo quer saber o que o outro pensa. Um amigo meu foi entrevistado na Avenida Paulista por um aluno aprendiz de comunicação, que estava em trabalho de rua com outro aluno câmera-man, que lhe perguntou “o senhor pode “OMITIR” sua opinião sobre o ensino no país?”. Meu amigo respondeu “é claro” e ficou mudo. O aluno depois de alguns segundos de microfone em punho na boca do meu amigo, perguntou se ele não iria falar e ele respondeu ”estou OMITINDO minha opinião conforme você me pediu”. O aluno virou as costas sem entender a piada sutil e no final deve ter se transformado em um famoso repórter. Mas se omitirmos sempre nossa opinião, não terá conversa. Opinamos sobre tudo para nos sentirmos incluídos. Fazemos isso para que sejamos considerados inteligentes e antenados com o que acontece no mundo. Às vezes nós falamos e deixamos claro que não entendemos do assunto e acabamos nos entregando deixando claro que somos ignorantes sobre o tema. Tenho visto situações profissionais onde a pessoa solta alguma pérola pensando que está abafando e deixa claro que não sabe do que está falando. Um dia desses um amigo resolveu criticar um pênalti que o juiz deu em um jogo de futebol. Daqueles jogos que passam todas as quartas-feiras na TV aberta faz milhares de anos. Eu jogo futebol e em minha opinião, foi pênalti. Vi a imagem da TV diversas vezes e me convenci que o juiz acertou ao dar o pênalti. Meu amigo discutiu veementemente. Eu perguntei se ele viu a imagem, pois eu sabia que ele dormia cedo e geralmente não assistia o futebol. Ele disse que não viu, mas o jornalista fulano (que nunca jogou futebol na vida dele) escreveu no jornal que não foi pênalti. “Caraca meu, você me contesta sem nem ter visto a porra do jogo e acha que está com a razão? Vai se catar!” eu pensei. Então disse ao nobre colega que ele, sendo tão culto leitor de jornal, deveria ser mais criterioso com as colunas de esporte que ele lia e que eu educadamente discordava da opinião do jornalista “já que a opinião dele não era a dele”, pensei sem me expressar. Outro amigo resolveu criticar um determinado jogador que ele disse que era “cai-cai”. Novamente com base no jogo que eu assisti no dia anterior, perguntei a ele se naquela jogada o tal jogador deveria ter deixado a perna para ser quebrada pelo adversário ou deveria ter pulado para não ser atingido maldosamente. Ele disse que não havia assistido o jogo porque só assistia jogo do time dele. E disse também que só lia no jornal as noticias do time dele. “Caraca, seu bossal, você só entende da meleca do seu time e vem falar do craque do meu time? Vá se catar” eu pensei. Então respondi ao nobre colega que ele deveria pensar mais sobre a situação e entender que um jogador de futebol tem que se preservar para ter uma carreira mais longa. Francamente! Tava pensando aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário