quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Tavapensandoaqui no comportamento inadequado num reino distante



Tavapensandoaqui no comportamento inadequado num reino distante.

Contaram-me que num reino distante as pessoas têm comportamentos diferentes quando vestem determinados papéis na sociedade.
Quando são motoqueiros andam na direita, na esquerda, furam sinal vermelho, andam na contramão, batem no espelho retrovisor do outro carro, desrespeitam faixas de pedestres, não sinalizam a direção, caem na rua atrapalhando o transito.
Quando são motoristas não ligam a seta, param em fila dupla, buzinam para pedir para a pessoa que mora no vigésimo andar descer, atravessam no sinal vermelho, fecham cruzamentos, estacionam em local proibido e param na faixa de pedestre.
Quando são manifestantes protestam em qualquer horário, em qualquer lugar, por qualquer motivo, atrapalham o trânsito em troca de um sanduíche de mortadela.
Quando são pedestres atravessam no sinal vermelho para pedestres, atravessam no meio dos carros e fora das faixas, atravessam na faixa achando que a faixa de pedestre é um escudo invisível e passam achando que todos os carros devem parar para eles.
Quando andam no Metro, tentam sempre passar na frente dos outros, ficam parados nas portas dos carros sem precisar descer na próxima estação, com fones de ouvido, mexendo no celular sem retirar as mochilas das costas. Sobem e descem nas escadas rolantes pela direita ou pela esquerda e param nela sem se incomodar se os outros querem passar.
Quando são motoristas de ônibus andam fora da faixa de ônibus, furam o sinal vermelho, fecham cruzamentos, aceleram e freiam como se estivessem transportando carga, não param na parada de ônibus ou param fora dela.
Quando são caminhoneiros andam fora do horário permitido, andam em vias proibidas para eles, fecham cruzamentos, excedem a velocidade permitida, param para carga e descarga no meio da rua nos horários comerciais.
Quando são fiscais ou autoridades de uma forma geral, fecham os olhos para as pequenas contravenções, roubam só um pouquinho de vez em quando e aceitam um agradinho para ajudar alguma causa, mas sem nenhum interesse.
Ainda bem que não vivemos neste reino distante.
Estes comportamentos não são condizentes conosco. São comportamentos de uma pequena minoria em um reino distante. Por isso que não costumamos ver esses comportamentos com frequência por aqui. Que bom. Tava pensando aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário