quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Tavapensandoaqui na mudança da paisagem na Paulista

Tavapensandoaqui na mudança da paisagem na Paulista. Profissionais mudam com alguma freqüência seu local de trabalho. Uma mudança recente no meu local de trabalho me levou novamente para a Avenida Paulista no mesmo local que eu trabalhava há um ano atrás. No meio da tarde de hoje eu fui à copa para pegar um chá na máquina automática. Esperei ficar pronto. Não era a primeira vez que eu ia até a copa. Algumas vezes estive ali com colegas. Agora eu estava sozinho. Peguei o chá depois de pronto e mexi para misturar o açúcar. Assoprei e tomei o primeiro gole. Dirigi-me até a janela que dá vista para o lado de fora. A janela é lateral ao prédio e eu não enxergo a avenida de frente. Da janela da copa eu vejo a esquina da Avenida Paulista com Rua Carlos Sampaio e Rua Maria Figueiredo (a mesma rua muda de nome ao cruzar a Paulista). O prédio fica no lado da avenida que vai para a Rua da Consolação, mas a minha visão desta janela é no sentido do Paraíso. Eu vejo os carros de frente indo para a Consolação e de costas indo para o Paraíso. Com esta visão eu encostei-me na pia e tomei mais um gole do chá quente. Observei o movimento da rua. Não chovia, fazia calor. Notei a mudança na paisagem. A casinha que parece uma casinha daquele brinquedo educativo de madeira continua lá do mesmo jeito. Até postei foto dela ano passado comparando com a casinha do brinquedo. A mudança na paisagem foi a ciclovia feita na avenida que é uma faixa vermelha que corta o centro dela. Eu olhei para a esquina e avistei um relógio e um termômetro digital postados naqueles totens modernos que tem as propagandas móveis. O relógio marcava 16:30h e o termômetro marcava 30ºC de temperatura ambiente. Novembro final de primavera. Não parecia que ia chover no final da tarde. Observei ciclistas fora da faixa central onde foi criado a caríssima e polêmica ciclovia. Ela foi feita para o ciclista andar. Menos esse ciclista. Ele preferiu se locomover pela faixa de ônibus porque deve ser mais legal. Depois eu olhei para os semáforos de pedestres que ficam nos dois lados da Rua Carlos Sampaio e Rua Maria Figueiredo. Quando está vermelho para os pedestres eles atravessam sem respeitar. Devia ser obrigatório tirar carta de habilitação para andar como pedestre na rua. Na pista exclusiva de ciclistas passam ciclistas. Poucos. Acho que vi três. Avistei um patinador nesta ciclovia em direção ao Paraíso. Assoprei o chá e tomei mais um gole. Avistei um ônibus articulado daqueles bem grandes passar em direção à Consolação pela pista de carros, ao invés de circular pela sua pista exclusiva de ônibus. Não havia motivo nenhum para ele desviar. Olhei novamente a ciclovia vendo passar dois rapazes de Skate. O semáforo fechou para quem vinha pela avenida inclusive na ciclovia e eles, os de skate, pararam. Os carros começaram a cruzar a Paulista e um deles fez a conversão para entrar na avenida em direção ao Paraíso, invadindo a faixa destinada aos ônibus. Mais um gole no chá, um pouco menos quente. Voltou a abrir o semáforo, permitindo a circulação para quem andava na Paulista. Tomei mais um gole do chá, mais morno. Vi agora mais um cidadão pela ciclovia, agora correndo a pé com seu uniforme de corredor de rua. Dei o último gole no chá, voltei ao trabalho. Boa essa ciclovia. Bem diversificada. Tava pensando aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário