sábado, 15 de agosto de 2015

Tavapensandoaqui no dia do canhoto e nos velhos costumes

Tavapensandoaqui no dia do canhoto e nos velhos costumes. Dia do canhoto é hoje, 13/08. Lembro que os antigos nos obrigavam a usar a mão direita para escrever sendo que a pessoa nasceu canhota. Meu caso é exatamente esse, eu nasci canhoto. Jogo futebol com a perna esquerda, mas uso a mão direita pela imposição vinda da minha época de criação. Ser canhoto era coisa do demônio (xi, será que eu...humm). Hoje canhoto tem até seu dia comemorativo. Minha filha nasceu canhota e usa a mão esquerda sem preconceito. Esse pessoal da antiga tinha um monte de conceitos estranhos. Além de forçar o canhoto a trocar a lateralidade, nossos velhos ensinaram várias coisas que mudaram hoje em dia. Por exemplo, a atravessar a rua no meio da quadra. Ao crescer vi que as faixas de pedestres são colocadas nas esquinas, portanto era o lugar correto de atravessar. Depois ensinaram que era para esperar o carro passar para então colocar o pé na rua e atravessar em segurança. Hoje ensinam que você deve pisar na faixa e os carros vão parar para você passar (parece até que estamos no exterior, aqui a coisa não é tão simples assim). Ensinaram a andar de escada rolante, primeiro parando em frente à dita cuja esperando o momento certo de acertar o pé no degrau que estava passando e em seguida ficar parado nela esperando-a chegar ao destino (no meu caso o aprendizado foi nas Lojas Americanas em Santos, único lugar que tinha escada rolante por muitos anos). Nem falaram para a gente que devíamos ficar do lado direito da escada rolante deixando a esquerda livre para os outros passarem. E podemos ver que o comportamento dos velhos na escada rolante até hoje é ficar parado no meio da escada. Aliás, por que será que não fazem escada rolante para 3 pessoas? Engraçado né. Mas os antigos ensinaram muita coisa certa. Como por exemplo, comer de boca fechada, tomar sopa sem fazer barulho, lavar as mãos para comer com talheres (pra que lavar mão se vamos usar o garfo e a faca?), tomar banho e lavar atrás das orelhas, enxugar entre os dedos dos pés pra não pegar frieira, ser cavalheiro, respeitar os mais velhos. Ensinaram-me principalmente a ser honesto. A ser trabalhador. A viver com o fruto do meu trabalho (e não com o “furto” do trabalho). A não pedir nada. A honrar a família. A devolver o que eu pegasse emprestado. A cumprir o que se prometia. A honrar os compromissos, ser pontual. A não zombar dos mais fracos e sim ajudá-los. A obedecer a hierarquia. A não levar vantagem em tudo. A não ter preconceito. A ser Homem. Eu consegui enxergar o que me foi ensinado de errado e mudei. E o que me foi ensinado de correto eticamente e moralmente vai me acompanhar até a morte. Será que nossos políticos tiveram mãe e pai? O atual exemplo é que políticos e empresários usam a corrupção, a vantagem da negociata ilegal, puxada do tapete do povo seguida de impunidade para enriquecer de forma ilícita. Será que mais tarde nossos filhos serão recompensados pela correção de seus atos e vão nos agradecer? Ou eles vão achar que nossa geração é composta de um bando de otários seguindo um monte de regras e posturas éticas que nos manteve pobres? Tava pensando aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário