sábado, 15 de agosto de 2015

Tavapensandoaqui em fazer um livro como se fosse um projeto

Tavapensandoaqui em fazer um livro como se fosse um projeto. Vou definir como eu quero o livro. Projeto: fazer um livro. Imagine uma entrevista minha com o editor do livro (é com o editor que a gente conversa?). Ele: Qual o escopo do seu livro? Eu: Um livro contendo páginas com capítulos e dentro dos capítulos algumas histórias. Ele: Quantas páginas? Eu: Sei lá, muitas. Ele: Muito quanto, umas mil? Eu: Não. Mil é muito. Ele: Então umas 100? Eu: Não, 100 é pouco. Ele: Mas se mil é muito, 100 é pouco quantas paginas você quer? Eu: Sei lá, com eu posso saber quantas páginas vai ter? Ele: Você já escreveu o livro? Eu: Na verdade ainda não, eu tenho crônicas que juntas poderiam formar um livro. Ele: Quantas crônicas você já tem? Eu: Sei lá, muitas. Ele: Muito quanto, umas mil? Eu: Não mil é muito, mas tem mais de 100 já me adiantando para sua próxima pergunta. Além disso, eu continuo escrevendo de acordo com os acontecimentos. Ele: Não podemos trabalhar deste jeito, o senhor tem que nos entregar uma quantidade de capítulos e depois que fecharmos o escopo não poderá ter novos capítulos. Eu: Mas eu posso escrever algo muito bom e querer publicar no livro. Ele: Neste caso não será possível acrescentar. Eu: Mas e se eu tirar alguma coisa para acrescentar outra? Ele: Não é possível senhor. Neste caso temos que refazer e começar tudo de novo. Eu: Como assim? Ele: Quando o senhor nos entregar as histórias nós daremos um preço e um prazo para o senhor. Quando o senhor mudar de idéia e fizer uma alteração será preciso parar o que se estava fazendo e começar novamente, gerando novos custos e mudança do prazo de entrega. Eu: Não é possível que seja assim. Ele: É sim meu senhor, quando fechamos um projeto há uma movimentação total de uma equipe para fazer acontecer aquilo que está proposto e definido com etapas e atividades intercaladas para que o livro seja publicado ao final do projeto. Quando o senhor altera alguma coisa toda a cadeia é afetada e é necessário revisar todos os passos para recompor o projeto. E dependendo do ponto em que se encontra o livro, há impactos. Eu: Caramba, mas eu apenas queria publicar um livro. Ele: Pois é senhor, tem muita coisa e gente envolvida nesta empreitada e é assim que nós fazemos para conseguir ter um livro de qualidade no final. E então, o senhor vai querer o livro? Eu: Xi, calma, espera aí. Deixa-me ver se começo fazendo uma página no Facebook. Tava pensando aqui... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário